sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

SERMÃO 3

TEMA: O Homem Feliz

TEXTO: Salmo 1
Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.
Antes tem o seu prazer na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite.
Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto no seu tempo; as suas folhas não cairão, e tudo quanto fizer prosperará.
Não são assim os ímpios; mas são como a moinha que o vento espalha.
Por isso os ímpios não subsistirão no juízo, nem os pecadores na congregação dos justos.
Porque o SENHOR conhece o caminho dos justos; porém o caminho dos ímpios perecerá. 

INTRODUÇÃO:

Hoje o texto escolhido para nossa reflexão espiritual é o salmo primeiro, com o tema felicidade. Em meio há tempos difíceis, em tempos de crise, seja na área social, econômica, política, moral, ética ou outra área de nossas vidas, todos procuramos e desejamos a felicidade. Muitas vezes percebemos as pessoas preocupadas, algumas desanimadas por não terem conseguido atingir os objetivos que traçaram outras ansiosas descontentes. Ao olharmos para o dicionário de nossa língua encontramos a definição de felicidade como ventura, contentamento, sucesso, bem-estar, boa sorte. Mas será que é só isso?
Onde encontrá-la? Como adquiri-la? Não podemos ir a uma loja, ao supermercado e pedirmos um quilo de felicidade. Alguns dizem que a felicidade não existe, o que existe são momentos felizes. Outros dizem que a felicidade está no dinheiro (se não é a felicidade, manda comprá-la), outros dizem que está na saúde, na família, no sucesso profissional.
A felicidade estaria realmente nestas coisas? É possível ser feliz sem elas? O que é ser feliz? Onde encontrar a felicidade? Estas e tantas outras perguntas estão na mente das pessoas!
O Salmo 1, inicia com a expressão “Como é feliz” , bem-aventurado, ou muito feliz, ou felicíssimo, é mais do que ser feliz, é desfrutar do favor e da graça especiais de Deus. Poderíamos ler assim: É verdadeiramente feliz. À luz do Salmo 1, vejamos o que é a felicidade, ou vejamos quem é a pessoa feliz. Segundo o salmista é feliz:

I. QUEM TEM A DIREÇÃO CERTA.
(v.1-2) “Como é feliz aquele que não segue o conselho dos ímpios, não imita a conduta dos pecadores, nem se assenta na roda dos zombadores! Ao contrário, sua satisfação está na lei do SENHOR, e nessa lei medita dia e noite”.. A primeira orientação do salmista àquele ou aquela que é verdadeiramente feliz é sobre a direção de nossa vida. No verso 1, é descrito aquilo que a pessoa feliz não faz, qual direção ela não deve tomar. A pessoa feliz não segue, não imita e não se assenta. Há nessa descrição um crescimento progressivo, sempre piorando, o caminho do pecado vai nos levando pouco a pouco a caminhos de morte.
O salmista faz um alerta, precisamos abandonar esta direção de morte, este caminho do pecado.
·        Não seguir o conselho dos ímpios. O homem temente a Deus haverá de rejeitar os conselhos do mundo, e quem tem discernimento destas coisas, estará cuidando de si mesmo ao fazer isto!
Não sei se você já ouviu falar sobre a história do rei Roboão?  Ele era filho do rei Salomão.  E quando seu pai morreu, ele foi escolhido para suceder o trono.  E a  Bíblia diz que primeiramente ele foi buscar conselhos com os mais velhos e estes deram o seguinte conselho: (I Reis 12.7) “Eles responderam: “Se hoje fores um servo deste povo e servi-lo, dando-lhe uma resposta favorável, eles sempre serão teus servos”“.
·        Mas Roboão rejeitou o conselho dos mais velhos e mandou chamar os Jovens com os quais ele havia crescido e foi ouvir os conselhos deles. E os moços deram o seguinte conselho: (I Reis 12.10) “Os jovens que haviam crescido com ele responderam: "A este povo que te disse: 'Teu pai colocou sobre nós um jugo pesado; torna-o mais leve', dize: Meu dedo mínimo é mais grosso do que a cintura do meu pai.
E a Bíblia diz que Roboão “desprezou o conselho dos homens mais velhos e falou duramente com o povo, como os jovens o haviam aconselhado...”    O resultado deste conselho foi um desastre:  O reino foi dividido em duas partes e Roboão quase foi morto...
- MORAL DA HISTÓRIA:  Precisamos de discernimento ao buscar conselhos e sempre compará-los com a Palavra de Deus.
·        Não imita a conduta dos pecadores. - OU seja, você não precisa fazer o que todo mundo está fazendo.  Falar do jeito que todo mundo fala... Ser clone das outras pessoas. DEUS fez você na sua particularidade e você tem a sua individualidade. Como é difícil ser uma pessoa sem personalidade:  “Eu faço porque todo mundo está fazendo...”.
·        Nem se assenta na roda dos zombadores. Você se lembra que algum tempo atrás, no caso do trote dos estudantes de Medicina da USP, quando um calouro morreu afogado na piscina, tenho certeza que nenhum deles sozinho teria feito aquilo:   todos eles separadamente seriam incapazes de matar alguém....  mas no meio da multidão ninguém se responsabiliza....
- Às vezes é isso que acontece nos jogos de futebol quando grupos de torcedores entram em brigas. As pessoas perdem o respeito para com os seres humanos e coisas terríveis acontecem...
- Você se lembra quando JESUS estava entrando em Jerusalém antes da Páscoa?  Todo mundo estava alegre e gritando:  “Bendito aquele que vem em nome do Senhor”.,  mas poucos dias depois aquela mesma multidão estava gritando:  “Crucifica-o...”.   Como era possível uma mudança tão drástica em tão pouco tempo?      Por isso:   “Amigos errados, prejuízo na certa”.
Mas após este alerta, agora o salmista descreve que direção toma a pessoa verdadeiramente feliz, o verso 2 inicia com “Ao contrário...” As pessoas felizes têm a sua satisfação, seu prazer  na lei do Senhor.
(Salmo 119. 1-2): "Como são felizes os que andam em caminhos irrepreensíveis, que vivem conforme a lei do SENHOR! 2 Como são felizes os que obedecem aos seus estatutos e de todo o coração o buscam!”
É ter a palavra de Deus como regra única e infalível de fé e prática. É ter prazer na Palavra de Deus, servindo a Deus com alegria, não por força, nem por obrigação, mas com contentamento. É experimentar as delícias da palavra.
(Salmo 119.103): "Como são doces para o meu paladar as tuas palavras! Mais que o mel para a minha boca!"
O profeta Ezequiel foi orientado por Deus a comer do rolo da lei, ao comer ele percebeu que na sua boca era doce como mel. (Ez 3.1-3) Depois me disse: Filho do homem come o que achares; come este rolo, e vai, fala à casa de Israel. Então abri a minha boca, e me deu a comer o rolo. E disse-me: Filho do homem dá de comer ao teu ventre, e enche as tuas entranhas deste rolo que eu te dou. Então o comi, e era na minha boca doce como o mel.
·        Assim deve ser a Palavra de Deus para nós. (Salmo 119.72): "Para mim vale mais a lei que decretaste do que milhares de peças de prata e ouro."
Quando nosso prazer está na Palavra de Deus e nela meditamos de dia e de noite, temos a direção certa.

II. QUEM TEM UMA POSIÇÃO CERTA.
Em primeiro lugar é feliz quem tem uma direção certa - na Palavra de Deus. Em segundo lugar, é feliz quem tem uma posição certa. (v. 3) “É como árvore plantada à beira de águas correntes: Dá fruto no tempo certo e suas folhas não murcham. Tudo o que ele faz prospera!”. Como consequência de uma vida dirigida pela Palavra de Deus seremos como uma árvore plantada junto a corrente de águas. Esta expressão nos dá a sensação de estabilidade, firmeza. Uma árvore com raízes profundas que não se deixam levar por qualquer vento, por qualquer tempestade. Ela é regada por muitas águas (Palavra).
(Jeremias 17.7-8): "Mas bendito é o homem cuja confiança está no SENHOR, cuja confiança nele está. 8 Ele será como uma árvore plantada junto às águas e que estende as suas raízes para o ribeiro. Ela não temerá quando chegar o calor, porque as suas folhas estão sempre verdes; não ficará ansiosa no ano da seca nem deixará de dar fruto".
Por estar na posição certa, "junto a corrente de águas", está firme, está alimentada, regada, nutrida. Não podemos jamais nos esquecer de nossa posição em Cristo.
(Efésios 2. 5-6): "deu-nos vida com Cristo, quando ainda estávamos mortos em transgressões - pela graça vocês são salvos. 6 Deus nos ressuscitou com Cristo e com ele nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus”.
Quando entendemos nossa posição, quando mantemos nossa posição junto às correntes de águas, nos tornamos frutíferos, (v.3): "Dá fruto no tempo certo”. Deus quer e estar fazendo de nós pessoas frutíferas para Ele. - João 15 nos orienta a permanecermos (guardar a posição) na videira que é Jesus. No (v.4) nos ensina que não podemos produzir fruto por conta própria, precisamos da videira. No v. 8, deixa claro que o Pai é glorificado quando damos muito fruto. - Quando mantemos nossa posição, não desfaleceremos, não murcharemos e ainda seremos bem sucedidos em tudo o que fizermos, a exemplo de José. (Gênesis 39.3) Vendo, pois, o seu senhor que o SENHOR estava com ele, e tudo o que fazia o SENHOR prosperava em sua mão.
É verdadeiramente feliz quem toma consciência de sua posição em Cristo e mantém firme esta posição, bebendo da água da vida junto à fonte, em toda sua vida.

III.QUEM TEM UM FUTURO CERTO.
Em primeiro lugar é feliz quem tem uma direção certa - na Palavra de Deus. Em segundo lugar, é feliz quem tem uma posição certa. Mas também é feliz que tem um futuro certo. (vv. 4-6) “Não é o caso dos ímpios! São como palha que o vento leva. 5 Por isso os ímpios não resistirão no julgamento, nem os pecadores na comunidade dos justos. 6 Pois o SENHOR aprova o caminho dos justos, mas o caminho dos ímpios leva à destruição!”
Quanta preocupação, quanta ansiedade a respeito do futuro. Como será o dia de amanhã?
Umas grandes notícias, uma notícia que nos faz muito felizes, verdadeiramente felizes, têm um futuro certo. (II Timóteo 1.12): "...porque sei em quem tenho crido e estou bem certo de que ele é poderoso para guardar o que lhe confiei até aquele dia."
Ao contrário daqueles que não estão em Cristo (ímpios), os que praticam a impiedade, os que não prevalecerão no dia do juízo, temos um futuro certo. O salmista trabalha fortemente o contraste desta pessoa ímpia com a pessoa feliz. (vs. 4 a 6) - V. 6 nos garante que o Senhor conhece o caminho dos justos, daqueles que foram justificados pela fé em Cristo, (Rm 5.1) Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo.
Não precisamos temer pelo dia de amanhã, a cada dia basta seu próprio mal (Mt. 6.34) Não vos inquieteis, pois, pelo dia amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo.
·        Basta a cada dia o seu mal., temos plena confiança em Deus que cuida de nós. Não se trata de triunfalismo, mas de convicção nas promessas de Deus, que mesmo em tempos difíceis, de lutas ou tempestades nosso futuro está nas mãos de Deus.
(Romanos 8. 38-39):  "Pois estou convencido de que nem morte nem vida, nem anjos nem demônios, nem o presente nem o futuro, nem quaisquer poderes, 39 nem altura nem profundidade, nem qualquer outra coisa na criação será capaz de nos separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus, nosso Senhor”.
·        Que alegria, que felicidade, temos um futuro garantido pelo próprio Jesus. Já disse o poeta sacro: "Vivo feliz, pois sou de Jesus, e já desfruto o gozo da luz!". (Fanny Jane Crosby).
Temos esta certeza desta segurança, temos um futuro certo.

CONCLUSÃO:
Em primeiro lugar é feliz quem tem uma direção certa - na Palavra de Deus. Em segundo lugar, é feliz quem tem uma posição certa. Mas também é verdadeiramente feliz quem tem um futuro certo. - Toda esta felicidade é para nós, e é lícito desfrutarmos dela. Mas esta felicidade nos traz também uma responsabilidade. Muitos estão tristes à nossa volta, perdidos, sem paz, sem direção, sem posição ou perspectiva de um futuro com Deus.
Nossa missão é sermos sal da terra e luz no mundo para contagiarmos através dos relacionamentos, o mundo todo com a verdadeira felicidade.
Mateus 5.13 Vós sois o sal da terra; e se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta senão para se lançar fora, e ser pisado pelos homens. Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte.
Provérbios 4.18 Mas a vereda dos justos é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito.
Filipenses 2.15 Para que sejais irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis, no meio de uma geração corrompida e perversa, entre a qual resplandeceis como astros no mundo.
·        O cristão e a Igreja, portanto, devem ser exemplos para o mundo e ao mesmo tempo, militarem contra o mal e a corrupção na sociedade.
·        O cristão deve precaver-se da tentação de transigir quanto a vontade de Deus, a fim de evitar a vergonha, a ridicularizarão, o constrangimento, ou algum prejuízo. 
Há uma incessante busca pela felicidade! Todos querem ser felizes, até mesmo aqueles que estão vivendo em situações as mais adversas! O Novo Testamento nos diz onde se encontra a verdadeira felicidade: se encontra na pessoa de Jesus Cristo.
Quando conhecemos a Cristo como nosso Senhor e Salvador, conhecemos e desfrutamos do significado e propósito desta vida. O que você precisa para ter uma vida feliz e abençoada é de um encontro transformador com Jesus. Tenha hoje um encontro pessoal com Cristo pela fé.



SERMÃO 2

VALORIZANDO O CHAMADO MINISTERIAL

Texto: 1Timoteo 6.12-21
Milita a boa milícia da fé, toma posse da vida eterna, para a qual também foste chamado, tendo já feito boa confissão diante de muitas testemunhas.
Mando-te diante de Deus, que todas as coisas vivifica, e de Cristo Jesus, que diante de Pôncio Pilatos deu o testemunho de boa confissão,
Que guardes este mandamento sem mácula e repreensão, até à aparição de nosso Senhor Jesus Cristo;
A qual a seu tempo mostrará o bem-aventurado, e único poderoso Senhor, Rei dos reis e Senhor dos senhores;
Aquele que tem, ele só, a imortalidade, e habita na luz inacessível; a quem nenhum dos homens viu nem pode ver, ao qual seja honra e poder sempiterno. Amém.
Manda aos ricos deste mundo que não sejam altivos, nem ponham a esperança na incerteza das riquezas, mas em Deus, que abundantemente nos dá todas as coisas para delas gozarmos;
Que façam bem enriqueçam em boas obras, repartam de boa mente, e sejam comunicáveis;
Que entesourem para si mesmos um bom fundamento para o futuro, para que possam alcançar a vida eterna.
O Timóteo guarda o depósito que te foi confiado, tendo horror aos clamores vãos e profanos e ás oposições da falsamente chamada ciência,
A qual, professando-a alguns, se desviaram da fé. A graça seja contigo. Amém.

INTRODUÇÃO: 
A chamada ministerial precisa ser valorizada, não apenas por aqueles que são chamados por Deus, como também por toda a comunidade cristã. Valorizar é o ato ou efeito de reconhecer as qualidades de alguém, de um feito ou de algo. Valorizar a chamada ministerial é o ato ou efeito de reconhecer a importância da vocação divina para o Santo Ministério. Jamais devemos argumentar ou questionar os critérios divinos para a escolha das pessoas que são chamadas para o Ministério. Em Mc.3.13, está escrito que Jesus “Depois, subiu ao monte e chamou os que Ele mesmo quis, e vieram para junto Dele”. Jesus chama os que Ele quer, e não os que nós queremos. A chamada ministerial precisa ser valorizada, porque, ela veio do alto. Jesus subiu ao monte para chamar os seus discípulos, para revelar a eles que, a sua chamada partiu do alto, partiu do Monte. Em Ex.19.20, está escrito que “Descendo o Senhor para o cimo do monte Sinai, chamou o Senhor a Moisés para o cimo do monte. Moisés subiu”. A nossa chamada deve ser valorizada, porque, ela veio do alto, ela veio do Senhor. A chamada ministerial precisa ser valorizada, porque, nós fomos constituídos como “embaixadores em nome de Cristo” (2 Co.5.20). Embaixador sugere a ideia de alguém enviado no lugar de seu Senhor ou Rei e autorizado com a sua autoridade. O Ministro do Evangelho é um Embaixador que está autorizado a agir em Nome de Cristo. O Embaixador de Cristo é um cidadão do céu (Fp.3.20-21) enviado a homens rebeldes, no lugar do seu Rei, Cristo, com o objetivo de oferecer as condições de paz que o Evangelho oferece. A honra e a glória do seu Rei e Senhor dependerão de suas palavras e comportamento. Por isso, a chamada ministerial precisa ser muito valorizada.

I- TIPOS DE CHAMADA
Existem vários tipos de chamada:
1)- Chamada Universal;
2)- Chamada Ministerial;
3)- Chamada Especifica.
Vejamos:
1- CHAMADA UNIVERSAL – A chamada universal é extensiva a todas as pessoas indistintamente. Todas as pessoas são convidadas para a salvação e chamadas para o arrependimento (Mt.11.28; At.17.30; 1 Tm.2.3-5; Ap.22.17 etc..).
Mateus 11.28 “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei”.
Atos 17.30 “Mas Deus, não tendo em conta os tempos da ignorância, anuncia agora a todos os homens, e em todo o lugar, que se arrependam”.
1 Timóteo 2.3-5 “Porque isto é bom e agradável diante de Deus nosso Salvador, Que quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade. Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem”.
Apocalipse 22.17 “E o Espírito e a esposa dizem: Vem. E quem ouve, diga: Vem. E quem tem sede, venha; e quem quiser, tome de graça da água da vida”.

As pessoas que atendem ao chamado para o arrependimento e a salvação, também atendem aos seguintes chamados:
1.1-Chamados para o seu reino – 1 Ts.2.12
1 Tessalonicenses 2.12Para que vos conduzísseis dignamente para com Deus, que vos chama para o seu reino e glória”.

1.2-Chamados á liberdade – Gl.5.13
Galatas 5.13 “Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade. Não useis então da liberdade para dar ocasião à carne, mas servi-vos uns aos outros pelo amor”.

1.3-Chamados para ser filhos de Deus – Rm.9.26
Romanos 9.26E sucederá que no lugar em que lhes foi dito: Vós não sois meu povo; Aí serão chamados filhos do Deus vivo”.

1.4-Chamados para ser irmãos de Cristo – Hb.2.11
Hebreus 2.11 “Porque, assim o que santifica, como os que são santificados, são todos de um; por cuja causa não se envergonha de lhes chamar irmãos”.
1.5-Chamados para a sua maravilhosa Luz – 1 Pd.2.9
1 Pedro 2.9 “Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz”.

1.6-Chamados para as Bodas do Cordeiro – Ap.19.9
Apocalipse 19.9 E disse-me: Escreve: Bem-aventurados aqueles que são chamados à ceia das bodas do Cordeiro. E disse-me: Estas são as verdadeiras palavras de Deus”.
1.7-Chamados pelo Senhor nosso Deus – At.2.39

2- CHAMADA MINISTERIAL – A chamada ministerial é uma espécie de “segunda chamada”. A primeira chamada é para o arrependimento e a salvação. A segunda chamada é a convocação do Senhor da seara ás pessoas escolhidas para o exercício da obra de Deus. A primeira chamada é para todos, porém, a segunda chamada é para um grupo seleto. Quando Deus escolheu a nação de Israel para ser o seu povo peculiar, Ele chamou todas as 12 Tribos (Gn.49.28; Ex.19.4-6). Porém, dentre as 12 Tribos, Ele escolheu e chamou para o Santo Ministério, apenas a Tribo de Levi (Nm.1.47-54; 17.1-8 etc..). A chamada ministerial deve ser valorizada, porque, todos os homens chamados por Deus precisavam ser qualificados. Existe um ditado que diz: “Deus não chama os capacitados, porém, capacita os que Ele chama”. Porém, acrescento o seguinte: “Deus chama os capacitados por Ele, e capacita também os que Ele chama”.
Gêneses 49.28 “Todas estas são as doze tribos de Israel; e isto é o que lhes falou seu pai quando os abençoou; a cada um deles abençoou segundo a sua bênção”.
Êxodo 19.4-6 “Vós tendes visto o que fiz aos egípcios, como vos levei sobre asas de águias, e vos trouxe a mim; Agora, pois, se diligentemente ouvirdes a minha voz e guardardes a minha aliança, então sereis a minha propriedade peculiar dentre todos os povos, porque toda a terra é minha. E vós me sereis um reino sacerdotal e o povo santo. Estas são as palavras que falarás aos filhos de Israel”.

Vejamos:
2.1- Moisés se achava incapaz, mais era capacitado, e Deus o capacitou ainda mais (Ex.4.1-12). Um homem formado em todas as ciências do Egito não poderia ser incapaz (At.7.22).
Êxodo 4.1,2 “Então respondeu Moisés, e disse: Mas eis que não me crerão, nem ouvirão a minha voz, porque dirão: O SENHOR não te apareceu. E o SENHOR disse-lhe: Que é isso na tua mão? E ele disse: Uma vara”.

2.2- Os homens escolhidos para ajudar Moisés precisavam ser qualificados e capazes – Ex.18.21
Êxodo 18.21 “E tu dentre todo o povo procura homens capazes, tementes a Deus, homens de verdade, que odeiem a avareza; e põe-nos sobre eles por maiorais de mil, maiorais de cem, maiorais de cinqüenta, e maiorais de dez”.

2.3- Os 70 Anciãos auxiliares de Moisés precisavam ter as qualidades de lideres – Nm.11.16-17
Números 11.16,17 “E disse o SENHOR a Moisés: Ajunta-me setenta homens dos anciãos de Israel, que sabes serem anciãos do povo e seus oficiais; e os trarás perante a tenda da congregação, e ali estejam contigo. Então eu descerei e ali falarei contigo, e tirarei do espírito que está sobre ti, e o porei sobre eles; e contigo levarão a carga do povo, para que tu não a leves sozinho”.

2.4- Em 1 Crônicas 9.13, havia 1.700 homens capazes para a obra do Ministério da Casa de Deus.
2.4 – 1 Crônicas 9.13 “Como também seus irmãos, cabeças nas casas de seus pais, mil, setecentos e sessenta, homens valentes para a obra do ministério da casa de Deus”.

2.5- Os Engenheiros e Arquitetos do Tabernáculo precisavam ser qualificados – Ex.31.1-11 e 36.1
Êxodo 31.1-11Depois falou o SENHOR a Moisés, dizendo: Eis que eu tenho chamado por nome a Bezalel, o filho de Uri, filho de Hur, da tribo de Judá, E o enchi do Espírito de Deus, de sabedoria, e de entendimento, e de ciência, em todo o lavor, Para elaborar projetos, e trabalhar em ouro, em prata, e em cobre, E em lapidar pedras para engastar, e em entalhes de madeira, para trabalhar em todo o lavor. E eis que eu tenho posto com ele a Aoliabe, o filho de Aisamaque, da tribo de Dã, e tenho dado sabedoria ao coração de todos aqueles que são hábeis, para que façam tudo o que te tenho ordenado. A saber: a tenda da congregação, e a arca do testemunho, e o propiciatório que estará sobre ela, e todos os pertences da tenda; E a mesa com os seus utensílios, e o candelabro de ouro puro com todos os seus pertences, e o altar do incenso; E o altar do holocausto com todos os seus utensílios, e a pia com a sua base; E as vestes do ministério, e as vestes sagradas de Arão o sacerdote, e as vestes de seus filhos, para administrarem o sacerdócio; E o azeite da unção, e o incenso aromático para o santuário; farão conforme a tudo que te tenho mandado”.

2.6- Os Arquitetos e Engenheiros do Templo de Salomão precisava ser qualificados – 2 Cr.2.13-14
2 Crônicas 2.13,14 Agora, pois, envio um homem sábio de grande entendimento, a saber, Hirão meu pai, Filho de uma mulher das filhas de Dã, e cujo pai foi homem de Tiro; este sabe trabalhar em ouro, em prata, em bronze, em ferro, em pedras e em madeira, em púrpura, em azul, e em linho fino, e em carmezim, e é hábil para toda a obra do buril, e para toda a espécie de invenções, qualquer coisa que se lhe propuser, juntamente com os teus peritos, e os peritos de Davi, meu senhor, teu pai”.

2.7- Os primeiros obreiros consagrados na Igreja Primitiva precisavam ser qualificados – At.6.3-5
Atos 6.3-5Escolhei, pois, irmãos, dentre vós, sete homens de boa reputação, cheios do Espírito Santo e de sabedoria, aos quais constituamos sobre este importante negócio. Mas nós perseveraremos na oração e no ministério da palavra. E este parecer contentou a toda a multidão, e elegeram Estêvão, homem cheio de fé e do Espírito Santo, e Filipe, e Prócoro, e Nicanor, e Timão, e Parmenas e Nicolau, prosélito de Antioquia”.

2.8- Em 1Timóteo 3.1-13, estão todas as qualificações exigidas nas pessoas chamadas para o Ministério.
1 Timóteo 3.1-13 “Esta é uma palavra fiel: se alguém deseja o episcopado, excelente obra deseja. Convém, pois, que o bispo seja irrepreensível, marido de uma mulher, vigilante, sóbrio, honesto, hospitaleiro, apto para ensinar; Não dado ao vinho, não espancador, não cobiçoso de torpe ganância, mas moderado, não contencioso, não avarento; Que governe bem a sua própria casa, tendo seus filhos em sujeição, com toda a modéstia (Porque, se alguém não sabe governar a sua própria casa, terá cuidado da igreja de Deus?); Não neófito, para que, ensoberbecendo-se, não caia na condenação do diabo. Convém também que tenha bom testemunho dos que estão de fora, para que não caia em afronta, e no laço do diabo. Da mesma sorte os diáconos sejam honestos, não de língua dobre, não dados a muito vinho, não cobiçosos de torpe ganância; Guardando o mistério da fé numa consciência pura. E também estes sejam primeiro provados, depois sirvam, se forem irrepreensíveis. Da mesma sorte as esposas sejam honestas, não maldizentes, sóbrias e fiéis em tudo. Os diáconos sejam maridos de uma só mulher, e governem bem a seus filhos e suas próprias casas. Porque os que servirem bem como diáconos, adquirirão para si uma boa posição e muita confiança na fé que há em Cristo Jesus”.

3-CHAMADA ESPECIFICA – A chamada especifica é uma escolha nominal do Senhor, com o objetivo de enviar e escolher pessoas para uma missão ou obra especial.
Vejamos:
3.1- Os 12 Apóstolos foram chamados nominalmente e escolhidos para uma missão especial e especifica de serem as colunas principais da Igreja (Gl.2.9; Ef.2.20 e Ap.21.14).
galatas 2.9 “E conhecendo Tiago, Cefas e João, que eram considerados como as colunas, a graça que me havia sido dada, deram-nos as destras, em comunhão comigo e com Barnabé, para que nós fôssemos aos gentios, e eles à circuncisão”.
efesios 2.20Edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, de que Jesus Cristo é a principal pedra da esquina”.
apocalipse 21.14 “E o muro da cidade tinha doze fundamentos, e neles os nomes dos doze apóstolos do Cordeiro”.

3.2- Paulo foi chamado de forma especifica para levar o Nome do Senhor perante os gentios e reis, bem como perante os filhos de Israel (At.9.1-15). Paulo foi designado por excelência como o “Apóstolo dos Gentios” – 1 Tm.2.7
atos 9.1-15E Saulo, respirando ainda ameaças e mortes contra os discípulos do Senhor, dirigiu-se ao sumo sacerdote. E pediu-lhe cartas para Damasco, para as sinagogas, a fim de que, se encontrasse alguns daquela seita, quer homens quer mulheres, os conduzisse presos a Jerusalém. E, indo no caminho, aconteceu que, chegando perto de Damasco, subitamente o cercou um resplendor de luz do céu. E, caindo em terra, ouviu uma voz que lhe dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues? E ele disse: Quem és, Senhor? E disse o Senhor: Eu sou Jesus, a quem tu persegues. Duro é para ti recalcitrar contra os aguilhões. E ele, tremendo e atônito, disse: Senhor, que queres que eu faça? E disse-lhe o Senhor: Levanta-te, e entra na cidade, e lá te será dito o que te convém fazer. E os homens, que iam com ele, pararam espantados, ouvindo a voz, mas não vendo ninguém.E Saulo levantou-se da terra, e, abrindo os olhos, não via a ninguém. E, guiando-o pela mão, o conduziram a Damasco. E esteve três dias sem ver, e não comeu nem bebeu. E havia em Damasco um certo discípulo chamado Ananias; e disse-lhe o Senhor em visão: Ananias! E ele respondeu: Eis-me aqui, Senhor. E disse-lhe o Senhor: Levanta-te, e vai à rua chamada Direita, e pergunta em casa de Judas por um homem de Tarso chamado Saulo; pois eis que ele está orando; E numa visão ele viu que entrava um homem chamado Ananias, e punha sobre ele a mão, para que tornasse a ver. E respondeu Ananias: Senhor, a muitos ouvi acerca deste homem, quantos males tem feito aos teus santos em Jerusalém; E aqui tem poder dos principais dos sacerdotes para prender a todos os que invocam o teu nome. Disse-lhe, porém, o Senhor: Vai, porque este é para mim um vaso escolhido, para levar o meu nome diante dos gentios, e dos reis e dos filhos de Israel”.
1 timoteo 2.7Para o que (digo a verdade em Cristo, não minto) fui constituído pregador, e apóstolo, e doutor dos gentios na fé e na verdade”.

3.3- Barnabé e Saulo foram chamados nominalmente pelo Espírito Santo para uma obra especifica – At.13.2-4
atos 13.2-4E, servindo eles ao Senhor, e jejuando, disse o Espírito Santo: Apartai-me a Barnabé e a Saulo para a obra a que os tenho chamado.Então, jejuando e orando, e pondo sobre eles as mãos, os despediram. E assim estes, enviados pelo Espírito Santo, desceram a Selêucia e dali navegaram para Chipre”.

3.4- Bezaleel e Aisamaque foram chamados nominalmente por Deus para a obra especifica do Tabernáculo – Ex.31.1-11
êxodo 31.1-11 Depois falou o SENHOR a Moisés, dizendo: Eis que eu tenho chamado por nome a Bezalel, o filho de Uri, filho de Hur, da tribo de Judá, E o enchi do Espírito de Deus, de sabedoria, e de entendimento, e de ciência, em todo o lavor, Para elaborar projetos, e trabalhar em ouro, em prata, e em cobre, E em lapidar pedras para engastar, e em entalhes de madeira, para trabalhar em todo o lavor. E eis que eu tenho posto com ele a Aoliabe, o filho de Aisamaque, da tribo de Dã, e tenho dado sabedoria ao coração de todos aqueles que são hábeis, para que façam tudo o que te tenho ordenado. A saber: a tenda da congregação, e a arca do testemunho, e o propiciatório que estará sobre ela, e todos os pertences da tenda; E a mesa com os seus utensílios, e o candelabro de ouro puro com todos os seus pertences, e o altar do incenso;
E o altar do holocausto com todos os seus utensílios, e a pia com a sua base; E as vestes do ministério, e as vestes sagradas de Arão o sacerdote, e as vestes de seus filhos, para administrarem o sacerdócio; E o azeite da unção, e o incenso aromático para o santuário; farão conforme a tudo que te tenho mandado.

3.5- Em Gn.6.13, Noé foi chamado de forma especial e para uma obra especifica de construir a Arca.
geneses 6.13Então disse Deus a Noé: O fim de toda a carne é vindo perante a minha face; porque a terra está cheia de violência; e eis que os desfarei com a terra”.

3.6- Em Gn.12.1-3, Abraão foi chamado de forma especial e para uma missão especifica de todas as famílias da terra serem abençoadas por sua causa.
geneses 12.1-3Ora, o SENHOR disse a Abrão: Sai-te da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei.
E far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei e engrandecerei o teu nome; e tu serás uma bênção. E abençoarei os que te abençoarem, e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra”.

3.7- Em Gn.28.12, Jacó foi chamado de forma especial e com a missão especifica de ser o progenitor das 12 Tribos que formariam a nação de Israel.
geneses 28.12E sonhou: e eis uma escada posta na terra, cujo topo tocava nos céus; e eis que os anjos de Deus subiam e desciam por ela”.

3.8- Em Gn.41.38-43, José foi chamado de uma forma especial e para uma missão de governar o Egito e administrar uma crise mundial.
geneses 41.38-43 E disse Faraó a seus servos: Acharíamos um homem como este em quem haja o espírito de Deus? Depois disse Faraó a José: Pois que Deus te fez saber tudo isto, ninguém há tão entendido e sábio como tu. Tu estarás sobre a minha casa, e por tua boca se governará todo o meu povo, somente no trono eu serei maior que tu. Disse mais Faraó a José: Vês aqui te tenho posto sobre toda a terra do Egito. E tirou Faraó o anel da sua mão, e o pós na mão de José, e o fez vestir de roupas de linho fino, e pôs um colar de ouro no seu pescoço. E o fez subir no segundo carro que tinha, e clamavam diante dele: Ajoelhai. Assim o pôs sobre toda a terra do Egito.

3.9- Em Ex.3.7-10, Moisés foi chamado com uma missão especial de libertar o povo de Israel do Egito.
êxodo 3.7-10 E Moisés disse: Agora me virarei para lá, e verei esta grande visão, porque a sarça não se queima. E vendo o SENHOR que se virava para ver, bradou Deus a ele do meio da sarça, e disse: Moisés, Moisés. Respondeu ele: Eis-me aqui. E disse: Não te chegues para cá; tira os sapatos de teus pés; porque o lugar em que tu estás é terra santa.
Disse mais: Eu sou o Deus de teu pai, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, e o Deus de Jacó. E Moisés encobriu o seu rosto, porque temeu olhar para Deus. E disse o SENHOR: Tenho visto atentamente a aflição do meu povo, que está no Egito, e tenho ouvido o seu clamor por causa dos seus exatores, porque conheci as suas dores. Portanto desci para livrá-lo da mão dos egípcios, e para fazê-lo subir daquela terra, a uma terra boa e larga, a uma terra que mana leite e mel; ao lugar do cananeu, e do heteu, e do amorreu, e do perizeu, e do heveu, e do jebuseu. E agora, eis que o clamor dos filhos de Israel é vindo a mim, e também tenho visto a opressão com que os egípcios os oprimem. Vem agora, pois, e eu te enviarei a Faraó para que tires o meu povo (os filhos de Israel) do Egito.

3.10- Em Nm.27.18-23, Josué foi chamado com a missão especial de introduzir o povo de Israel na Terra Prometida.
numero 27.18-23 Então disse o SENHOR a Moisés: Toma a Josué, filho de Num, homem em quem há o Espírito, e impõe a tua mão sobre ele.
E apresenta-o perante Eleazar, o sacerdote, e perante toda a congregação, e dá-lhe as tuas ordens na presença deles.
E põe sobre ele da tua glória, para que lhe obedeça toda a congregação dos filhos de Israel.
E apresentar-se-á perante Eleazar, o sacerdote, o qual por ele consultará, segundo o juízo de Urim, perante o SENHOR; conforme a sua palavra sairão, e conforme a sua palavra entrarão, ele e todos os filhos de Israel com ele, e toda a congregação.
E fez Moisés como o SENHOR lhe ordenara; porque tomou a Josué, e apresentou-o perante Eleazar, o sacerdote, e perante toda a congregação;
E sobre ele impôs as suas mãos, e lhe deu ordens, como o SENHOR falara por intermédio de Moisés.

3.11- Em 1 Sm.3.1-10, Samuel foi chamado de forma especial para realizar uma grande obra em Israel.
1 samuel 3.1-10 E o jovem Samuel servia ao SENHOR perante Eli; e a palavra do SENHOR era de muita valia naqueles dias; não havia visão manifesta. E sucedeu, naquele dia, que, estando Eli deitado no seu lugar (e os seus olhos começavam a escurecer, pois não podia ver), E estando também Samuel já deitado, antes que a lâmpada de Deus se apagasse no templo do SENHOR, onde estava a arca de Deus, O SENHOR chamou a Samuel, e disse ele: Eis-me aqui. E correu a Eli, e disse: Eis-me aqui, porque tu me chamaste. Mas ele disse: Não te chamei eu, torna a deitar-te. E foi e se deitou. E o SENHOR tornou a chamar outra vez a Samuel, e Samuel se levantou, e foi a Eli, e disse: Eis-me aqui, porque tu me chamaste. Mas ele disse: Não te chamei eu, filho meu, torna a deitar-te. Porém Samuel ainda não conhecia ao SENHOR, e ainda não lhe tinha sido manifestada a palavra do SENHOR. O SENHOR, pois, tornou a chamar a Samuel terceira vez, e ele se levantou, e foi a Eli, e disse: Eis-me aqui, porque tu me chamaste. Então entendeu Eli que o SENHOR chamava o jovem. Por isso Eli disse a Samuel: Vai deitar-te e há de ser que, se te chamar, dirás: Fala, SENHOR, porque o teu servo ouve. Então Samuel foi e se deitou no seu lugar. Então veio o SENHOR, e pôs-se ali, e chamou como das outras vezes: Samuel, Samuel. E disse Samuel: Fala, porque o teu servo ouve.

3.12- Em 1 Sm.16.13, Davi foi chamado de uma forma especial e escolhido pelo próprio Deus para ser o maior rei da História de Israel.
1 samuel 16.13 Então Samuel tomou o chifre do azeite, e ungiu-o no meio de seus irmãos; e desde aquele dia em diante o Espírito do SENHOR se apoderou de Davi; então Samuel se levantou, e voltou a Ramá.

3.13- Em 1 Rs.19.19, Eliseu foi chamado de forma especial para suceder o profeta Elias.
1 reis 19.19 Partiu, pois, Elias dali, e achou a Eliseu, filho de Safate, que andava lavrando com doze juntas de bois adiante dele, e ele estava com a duodécima; e Elias passou por ele, e lançou a sua capa sobre ele.

3.14- Em Is.6.8-9, Isaías foi chamado de forma especial para ser o maior profeta evangélico do Antigo Testamento.
isaias 6.8,9 Depois disto ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Então disse eu: Eis-me aqui, envia-me a mim. Então disse ele: Vai, e dize a este povo: Ouvis, de fato, e não entendeis, e vedes, em verdade, mas não percebeis.

3.15- Em Jr.1.5, Jeremias foi chamado por Deus desde o ventre de sua mãe para ser o profeta das nações.
jeremias 1.5 Antes que te formasse no ventre te conheci, e antes que saísses da madre, te santifiquei; às nações te dei por profeta.

3.16- Em Ez.2.1-8, Ezequiel foi chamado por Deus para uma missão especial de ser um atalaia de Deus.
ezequiel 2.1-8 E disse-me: Filho do homem, põe-te em pé, e falarei contigo. Então entrou em mim o Espírito, quando ele falava comigo, e me pôs em pé, e ouvi o que me falava. E disse-me: Filho do homem, eu te envio aos filhos de Israel, às nações rebeldes que se rebelaram contra mim; eles e seus pais transgrediram contra mim até este mesmo dia. E os filhos são de semblante duro, e obstinados de coração; eu te envio a eles, e lhes dirás: Assim diz o Senhor DEUS. E eles, quer ouçam quer deixem de ouvir (porque eles são casa rebelde), hão de saber, contudo, que esteve no meio deles um profeta. E tu, ó filho do homem, não os temas, nem temas as suas palavras; ainda que estejam contigo sarças e espinhos, e tu habites entre escorpiões, não temas as suas palavras, nem te assustes com os seus semblantes, porque são casa rebelde. Mas tu lhes dirás as minhas palavras, quer ouçam quer deixem de ouvir, pois são rebeldes. Mas tu, ó filho do homem, ouve o que eu te falo, não sejas rebelde como a casa rebelde; abre a tua boca, e come o que eu te dou.

3.17- Em Am.7.15, Amós foi chamado de forma especial para profetizar ao povo de Israel.
amos 7.15 Mas o SENHOR me tirou de seguir o rebanho, e o SENHOR me disse: Vai, e profetiza ao meu povo Israel.

3.18- Em Jn.1.2, Jonas foi chamado para uma missão especial de pregar para os ninivitas.
jonas 1.2 Levanta-te, vai à grande cidade de Nínive, e clama contra ela, porque a sua malícia subiu até à minha presença.

3.19- Em Gl.1.15-16, Paulo foi chamado desde o ventre materno para uma missão especial de tornar o mistério de Deus conhecido entre os gentios.
galatas 1.15,16 Mas, quando aprouve a Deus, que desde o ventre de minha mãe me separou, e me chamou pela sua graça, Revelar seu Filho em mim, para que o pregasse entre os gentios, não consultei a carne nem o sangue.

4- AS TRÊS FASES DE UMA CHAMADA MINISTERIAL
A chamada ministerial pode ser dividida em três fases:
1)-Vinde;
2)-Ficai;
3)- Ide.
Vejamos:
4.1- VINDE – Em Mt.4.18-19, Jesus observando a Pedro e André, disse-lhes: “VINDE após mim, e eu vos farei pescadores de homens”. Primeiro, Jesus nos chama para aprendermos com Ele. “Vinde a mim...e aprendei de mim...” (Mt.11.28-29), esse foi o convite de Jesus extensivo a todos. Ninguém pode ser chamado para o ministério, se primeiro, não nascer de novo. Nicodemos era um mestre da Lei, porém, não havia ainda nascido de novo (Jo.3.1-10).
mateus 4.18,19 E Jesus, andando junto ao mar da Galiléia, viu a dois irmãos, Simão, chamado Pedro, e André, os quais lançavam as redes ao mar, porque eram pescadores; E disse-lhes: Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens.
mateus 11.28,29 Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas.

4.2- FICAI – Em Lc.24.49, Jesus disse aos seus discípulos: “Ficai na cidade, até que do alto sejais revestidos de poder”. Esse “ficai”, fala da preparação que o obreiro precisa ter. Antes de ir, o obreiro deve ficar em Jerusalém. Jerusalém simboliza o nosso lugar de preparação, até que sejamos revestidos de poder e capacitados para exercermos o nosso ministério. O obreiro chamado por Deus precisa investir na sua educação e desenvolver a sua aptidão para o ensino da palavra de Deus (1 Tm.3.2). Paulo aconselhou a Timóteo se aplicar á leitura (1 Tm.4.13). O obreiro chamado por Deus deve se aplicar á leitura da Palavra de Deus e de outros bons livros (2 Tm.4.13). Em Ef.6.15, Paulo afirma que devemos calçar os pés com os sapatos da preparação do Evangelho da Paz. Para pisarmos em serpentes e escorpiões é preciso estarmos calçados (Lc.10.19). O obreiro não pode sair por ai descalço, é preciso estar bem calçado, e revestido de toda a armadura de Deus.
lucas 24.49 E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai, porém, na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de poder.
1timoteo 3.2 Convém, pois, que o bispo seja irrepreensível, marido de uma mulher, vigilante, sóbrio, honesto, hospitaleiro, apto para ensinar.
1timoteo 4.13 Persiste em ler, exortar e ensinar, até que eu vá.
2timoteo 4.13 Quando vieres, traze a capa que deixei em trôade, em casa de Carpo, e os livros, principalmente os pergaminhos.
efesios 6.15 E calçados os pés na preparação do evangelho da paz.
lucas 10.19 Eis que vos dou poder para pisar serpentes e escorpiões, e toda a força do inimigo, e nada vos fará dano algum.

4.3- IDE- A terceira fase da chamada ministerial é IDE. “Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda a criatura” (Mc.16.15). Para ir é preciso já estar preparado. Entre o VINDE e o IDE deve haver um bom período de preparação. Os discípulos permaneceram três anos e meio aprendendo aos pés do Mestre dos mestres. Paulo permaneceu um bom tempo se preparando (Gl.1.15-18). Na fase do IDE, o obreiro chamado por Deus já deve ter o selo da aprovação divina ( 1 Tm.2.15). Tendo já a aprovação divina de seu ministério, o homem chamado por Deus deve então obedecer o seguinte IDE: “IDE, portanto, fazei discípulos de todas as nações...” (Mt.28.19).
marcos 16.15 disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura.
galatas 1.15-18 Mas, quando aprouve a Deus, que desde o ventre de minha mãe me separou, e me chamou pela sua graça, Revelar seu Filho em mim, para que o pregasse entre os gentios, não consultei a carne nem o sangue, Nem tornei a Jerusalém, a ter com os que já antes de mim eram apóstolos, mas parti para a Arábia, e voltei outra vez a Damasco. Depois, passados três anos, fui a Jerusalém para ver a Pedro, e fiquei com ele quinze dias.
1Timoteo 2.15 Salvar-se-á, porém, dando à luz filhos, se permanecer com modéstia na fé, no amor e na santificação.
mateus 28.19 Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;

II- VALORIZANDO A CHAMADA MINISTERIAL
A)- A chamada ministerial deve ser valorizada, porque, em 2 Co.3.7-8, Paulo afirma que, se o ministério da Antiga Aliança se revestiu de glória, “como não será de maior glória o ministério do Espírito!”
2corintios 3.7,8 E, se o ministério da morte, gravado com letras em pedras, veio em glória, de maneira que os filhos de Israel não podiam fitar os olhos na face de Moisés, por causa da glória do seu rosto, a qual era transitória, Como não será de maior glória o ministério do Espírito?

B)- A chamada ministerial deve ser valorizada, porque, em 2 Co.4.1, Paulo afirma que “tendo este ministério, segundo a misericórdia que nos foi feita, não desfalecemos”.
2corintios 4.1 Por isso, tendo este ministério, segundo a misericórdia que nos foi feita, não desfalecemos;

C)- A chamada ministerial deve ser valorizada, porque, em 2 Co.5.18, Paulo afirma que Deus nos deu o “ministério da reconciliação”.
2corintios 5.18 E tudo isto provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por Jesus Cristo, e nos deu o ministério da reconciliação;

D)- A chamada ministerial deve ser valorizada, porque, em 2 Co.6.3, Paulo afirma que não devemos dar nenhum motivo de escândalo, para que o nosso ministério não seja censurado.
2corintios 6.3 Não dando nós escândalo em coisa alguma, para que o nosso ministério não seja censurado;

E)- A chamada ministerial deve ser valorizada, porque, em Cl.4.17, Paulo aconselhou a Arquipo, dizendo: “Atenta para o ministério que recebeste no Senhor, para o cumprires”.
colossenses 4.17 E dizei a Arquipo: Atenta para o ministério que recebeste no Senhor, para que o cumpras.

F)- A chamada ministerial deve ser valorizada, porque, em 1 Tm.1.12, Paulo afirma que devemos ser gratos a Jesus Cristo, por nos ter designado para o ministério.
1timoteo 1.12 E dou graças ao que me tem confortado, a Cristo Jesus Senhor nosso, porque me teve por fiel, pondo-me no ministério;

G)- A chamada ministerial deve ser valorizada, porque, em 2 Tm.4.5, Paulo aconselhou a Timóteo cumprir integralmente o seu ministério.
2timoteo 4.5 Mas tu, sê sóbrio em tudo, sofre as aflições, faze a obra de um evangelista, cumpre o teu ministério

H)- A chamada ministerial deve ser valorizada, porque, em 2 Tm.4.11, Paulo valorizou a chamada ministerial de João Marcos.
2timoteo 4.11 Só Lucas está comigo. Toma Marcos, e traze-o contigo, porque me é muito útil para o ministério.

I)- A chamada ministerial deve ser valorizada, porque, em Hb.8.6, está escrito que Jesus teve um Ministério Excelente! Devemos também procurar desenvolver um ministério excelente.
hebreus 8.6 Mas agora alcançou ele ministério tanto mais excelente, quanto é mediador de uma melhor aliança que está confirmada em melhores promessas.

Conclusão:
Não são todos que são chamados para um ministério de tempo integral no contexto da igreja local e ou no campo missionário, mas todos são chamados para que de tempo integral sirvam a Deus. O servindo em todo local, tempo e circunstancia... Sua vida deve ser uma vida de serviço a Deus e ao próximo... Tenha o serviço a Deus e ao próximo, sob a liderança e capacitação do Espirito Santo, como parte natural e normal da vida no lar, na igreja, no mundo acadêmico e ou corporativo, na comunidade e em geral.